terça-feira, 1 de junho de 2010

Voluntariarte

Tendo como tema central o voluntariado, o objectivo deste projecto é contar pequenas histórias daqueles que oferecem algum do seu tempo à solidariedade social, e mostrar a importância que estes voluntários têm na vida de inúmeras pessoas. É da constatação que muitos jovens gostariam de ser voluntários, mas não sabem como nem onde procurar informação, que nasce esta ideia. Voluntariarte pretende, por um lado, reflectir sobre a arte de ser voluntário, e por outro, dar a conhecer as formas pelas quais as pessoas se podem voluntariar.

Para abordar esta questão procuramos diferentes perspectivas, que proporcionam uma melhor compreensão da importância do trabalho voluntário na sociedade actual.

Assim, não nos limitamos apenas a recolher depoimentos de voluntários, mas fomos também ao encontro das pessoas que recebem um apoio sem o qual não conseguiriam subsistir. No sentido de organizar a informação em diferentes temas sobre o voluntariado, criámos cinco separadores.

No primeiro, relativo ao Voluntariado em Portugal, podemos encontrar uma infografia com a localização das instituições de solidariedade social e de divulgação do voluntariado escolhidas para este projecto, bem como informações sobre os processos necessários para se tornar voluntário, e alguns projectos e instituições que podemos encontrar no nosso país. Também aqui os utilizadores podem encontrar uma reportagem de som que pretende dar a conhecer a missão, história e dificuldades de três instituições de solidariedade social – APAV; ABRA; Cruz Vermelha de Braga – e os organismos que promovem o encontro entre voluntários e instituições – Banco Local de Voluntariado e IPJ.

Desta secção faz ainda parte um espaço dedicado à opinião dos jovens sobre o voluntariado e sua divulgação.

Num outro separador encontramos o Voluntariado Internacional. Deste faz parte uma entrevista a um jovem que está a desenvolver trabalho voluntario na Polónia e três outras secções dedicadas a instituições de cariz internacional – AMI; UNICEF; YAP.

Como sem os voluntários, os trabalhos desenvolvidos pelas instituições dificilmente chegariam a bom porto, dedicamos a estes um espaço particular. Quem o visite tomará conhecimento do tipo de acções que estes jovens levam a cabo dentro das instituições a que pertencem, e das dificuldades que enfrentam, muitas vezes, para conciliar a sua vida pessoal e profissional com o trabalho voluntário, através de uma reportagem de televisão. Para melhor conhecermos quem dedica o seu tempo a ajudar o outro incluímos também um perfil do voluntário, feito através de excertos biográficos de alguns jovens.

Saber quais as repercussões do trabalho levado a cabo pelas diversas instituições de solidariedade é algo fundamental para avaliarmos a sua importância na sociedade. Para tal, criámos um separador inteiramente dedicado ao outro lado. Aqui encontramos uma reportagem multimedia que através de texto, imagem e som mostra a dura realidade em que vivem algumas pessoas.

Finalmente, e para assumirmos também um papel de divulgação de projectos solidários, criamos uma secção que pretende ser um espaço informativo de acções sociais relevantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário